terça-feira, julho 28, 2009

Camaleão chinês

Camuflado, artista plástico Liu Bolin retrata o ser humano sozinho na cidade, em um país de 1,4 bilhão de pessoas.

Um artista chinês se 'camufla' na paisagem urbana para retratar o anonimato do ser humano.

Os trabalhos passam a mensagem, angustiante para alguns, de que o ser humano é um solitário. Críticos de arte também destacam o lado político dos trabalhos de Liu: o de ser "massa" em um país de 1,4 bilhão de habitantes.

Em 2005, ele foi um de diversos artistas que tiveram ateliês fechados pelo governo. O mundo artístico acusa os líderes comunistas de perseguição. Liu nasceu em 1973, na província de Shandong, no leste da China. Formou-se pela Academia de Belas Artes de Shandong e começou a participar de grandes exposições aos 28 anos.

Feitas a partir de 2006, as fotos da série 'Hide in the City' (algo como 'Anônimo na Cidade', em tradução livre) catapultaram o artista para a cena internacional. Ele já realizou exposições individuais na França, Itália e Estados Unidos e suas obras já foram exibidas em algumas das principais galerias chinesas.

Para se camuflar ao ambiente, são necessárias até 10 horas de pintura corporal. Passantes só percebem sua presença quando ele se movimenta. Para os críticos, o trabalho de Liu esbanja uma 'força silenciosa'.









Retirado de MSN Notícias
Indicação de Bê Guelmann
.

4 comentários:

  1. sensacional, principalmente a ultima

    ResponderExcluir
  2. Embora o tom da bandeira vermelha tenha me pego de jeito, tenho que tirar o chapéu (e como!) também para essa última. Ficou incrível!

    ResponderExcluir
  3. Concordo com os dois, o tom da bandeira me impressionou demais, mas passei mal com a última! E ainda coloco mais uma na rodinha, achei o máximo a que ele se divide em 4 imagens... Alucinante!

    ResponderExcluir
  4. Muito show o cara é fera, tem louco pra tudo mesmo... Isto me fez lembrar de um seriado que passava na TV quando eu era muleque, por volta dos anos 70 chamado "agentes fantasma" que eram uns caras ninjas que atuavam em operações especiais a serviço do governo japonês. Lembre disto pois eles utilizavam uma tecnica de disfarce no qual ficavam invisiveis ao se encostar por exemplo em uma arvore e os inimigos passavem e não percebiam a presença deles...saudosismo.

    ResponderExcluir

Vai ficar por baixo? Cutucaê!