terça-feira, agosto 04, 2009

Que resto de mundo sobrará pro futuro?

Começo, antes de tudo, dizendo que sou carnívoro. Ainda não me sinto apto a viver somente de grãos, frutas, vegetais e derivados. Como carne por necessidade e gosto. No entanto, não sou cego, nem omisso. Sei que isso acarreta, de certa forma, numa grande consequência global.

Trago aqui um trecho introdutório do dvd "A Carne é Fraca", produzido pelo Instituto Nina Rosa. Os poucos mais de 10 minutos iniciais, colocados aqui, deste projeto de 2004 trazem informações muito interessantes - que talvez você desconheça - sobre a criação de animais para o consumo da carne.

Não se preocupe com sangue ou cenas fortes; pelo contrário. Esse não é o intuito e, nessa "introdução", eles não estão presentes. Confesso que a violência, infelizmente, é praticada, sim, com os animais criados com fim de abate, e que esta poderia ser evitada ou minimizada. Mas esse trecho propõe-se apenas a compartilhar um pouco de cultura sócio-ambiental e conscientização ecológica global. Neste recorte, Washington Novaes, Christian Guy Caubet e João Meirelles Filho trazem interessantes dados e estatísticas do desequilíbrio causado pelo ritmo da produção mundial de alimentos.

Há de se saber que muita da poluição existente hoje é oriunda dos pastos, granjas e currais industriais. Os animais criados lá são bombardeados com verdadeiros coquetéis químicos para prevenção de doenças, por enfrentarem condições extremamente fragilizantes. Com isso, microorganismos resistentes vão sendo "selecionados" e, devido ao confinamento dos animais e o constante contato entre si e com o ser humano, rapidamente doenças alastram-se entre as diferentes espécies. Mas e a poluição?

A poluição é proveniente da imensa quantidade de excrementos produzida por todos esses seres, assim como todos aqueles que morrem (por não suportarem o ritmo stressante e intensivo ao qual são submetidos) e, logo, são lançados juntamente com os dejetos - muitas vezes sem o adequado tratamento - em lagoas, rios, açudes, no mar ou diretamente no próprio solo. Imagine você, então, as consequências dessa massa putrefeita nos ecossistemas.

Deixo o restante por conta do vídeo e de seus depoentes, lembrando que o dvd original e completo, com uma vasta gama de informações, imagens (fortes) e estudos sobre o assunto pode ser adquirido na própria página do Instituto.



Referências:
Blog Mundo Verde

Juventude Novos Palmares

.

3 comentários:

  1. e a situação é foda mesmo cara,
    o gado extensivo é o q mais desmata a Amazônia, fora o dinheiro q os caras lavam como este gado - como faz o Dantas.

    e sério mesmo, depois q vc pára de comer carne, e faz mais de 14 anos q parei, nem faz falta.
    tudo é questão de costume, hábito só

    abraçooo!
    Leandro

    ResponderExcluir
  2. se bem q não é só o gado q desmata a Amazônia, tem minério a flor da terra, a Vale q o diga.
    Tira o minério daqui e manda direto pra porto de São Luiz
    todos os dias, sem parar, como medo do povo acordar um dia.
    E o governo fecha os olhos pra isso e não reassume o controle da Vale porque não quer

    ResponderExcluir
  3. Oi Cid, tudo bom?
    Obrigada por ter citado o Blog Mundo Verde como uma de suas referências! Fique à vontade para continuar trocando idéias conosco! Um grande abraço!

    ResponderExcluir

Vai ficar por baixo? Cutucaê!