domingo, maio 10, 2009

American idiot

Vou fazer uma pergunta que provavelmente já sabemos a resposta, mas por que os americanos têm sempre que colocar os mexicanos como subordinados em seus filmes?

Sei que isto acontece na vida real, pois muitos mexicanos deixam seu querido país natal (com a tal da "gripe suína" então, deve estar mais complicado ainda) para tentar uma vida "menos cão" nos EUA. Para tal, acabam se sujeitando a subempregos e condições hostis muitas vezes.

No entanto, será que isso deve ser explicitado clara e constantemente nas telas? Para que essa necessidade de auto-afirmação e imposição de superioridade? Já não basta toda a exploração exercida na vida real?

Mexicanos merecem papéis melhores que empregados, jardineiros, ajudantes, babás, traficantes ou clandestinos.
.

4 comentários:

  1. e a arte que imita a vida e a vida que imita a arte, moro no México e o assunto corrente aqui e imigrar para os EUA, tenho um amigo aqui que esta juntando dinheiro para pagar um coyote para entrar ilegal nos EUA, e a mais pura realidade, fazem uns 3 meses que Paco Gusmão o maor narcotraficante do México soltou uma nota na imprensa dizendo "me deixe trabalhar que eu faço os gringos pagarem a nossa divida externa" assim e meus amigos a arte imitando a vida e a vida imitando a arte.

    ResponderExcluir
  2. Mas pq vao escrever um filme diferente da realidade? Se eh assim que acontece, eh assim que eh retratado nas telonas...

    ResponderExcluir
  3. Se levarmos em conta que o cinema é uma forma de dominação e aculturação (não só o cinema mas a música tb - pq nas nossas rádios não tocam musicas produzidas na Europa, Asia, Africa etc.?), é fácil de se perceber que o que eles querem é exatamente mostrar sua superioridade em relação a qq outro, e em especial aos do "abaixo da linha do equador"... a arte imita a vida, como o colega acima disse... abs!

    ResponderExcluir
  4. concordo que mereçam papéis melhores...mas aí sería filme de ficção! rs

    ResponderExcluir

Vai ficar por baixo? Cutucaê!