O mundo da publicidade é assim, uma eterna busca de referências. Mas tem horas que a idéia original fica tão presente no "novo" produto, que é impossível não fazer a associação direta. É o caso do recente anúncio "Gira Botão" feito pela DM9DDB para a Brastemp.
Não faz muito tempo que coloquei um famoso clipe da Feist pros ouvispectadores no outro blog (veja o link para maiores informações técnicas). Trata-se da música 1234, usada inclusive para a campanha de lançamento do Ipod Nano em 2007.
Abaixo, os 2 vídeos em questão, para que você veja as claras semelhanças, que limitam-se ao estilo, fotografia, balé, coreografia, enquadramentos, tomadas, cores e, principalmente locação: um galpão (com a mesma luz entrando pela fresta entre a parede e o chão!).
Só ficou faltando mesmo a música para a Brastemp e as máquinas-de-lavar para a Feist. Plágio ou mera referência? Veja e opine..
.
domingo, maio 31, 2009
quinta-feira, maio 21, 2009
Use lenços
Falando dos porcos..
Campanha australiana que objetiva estimular as pessoas a vacinarem-se contra a gripe. Muito boa, mas, para mim, parece mais uma campanha para que não espirrem sem proteger o rosto.
Saúde!
.
.
quarta-feira, maio 20, 2009
Essa gripe mata?
Há bastante tempo, escrevi por aqui que na próxima vida queria ser um porco. Mas, mesmo com todas as vantagens, num momento global como este é algo a se reconsiderar. Ficar gripado, com febre, dor e mal-estar, sendo humano, e tendo uma casa, cobertas quentes, remédios e uma mãe para cuidar, já não é fácil. Sendo um porquinho então..
Mas o que considero mais tragicômico nessa "crise suína" é o enfoque dado pela mídia a tudo isso. Ela preocupa-se estritamente em falar quantos suspeitos de contaminação existem, quantos são casos confirmados, onde eles se encontram e da onde vieram. O essencial, como os reais sintomas, a comparação entre a gripe normal e essa, mutante, a forma de tratamento, o processo de reabilitação e cura.. ou seja, informações úteis para "o que fazer em caso de incêndio", nada disso é falado. O que importa é o sensacionalismo, ofertar desgraça.
Pra que informar a população e dizer como ela deve proceder? Besteira.. isso não vende. O próprio presidente sempre conforta, anunciando que não há o que temer. Aliás, para o velho barba "9 e meio", está tudo sempre muito tranquilo, uma eterna "onda zen". Nada é motivo para alarde e preocupação. No mundinho carnavalesco em que ele vive, tudo é festa: basta vestir a camisa e o boné do bloco que estiver passando - ah, e agora, a máscara também!
.
segunda-feira, maio 18, 2009
quarta-feira, maio 13, 2009
segunda-feira, maio 11, 2009
Pegadinha da semana
"Cacilds!" Já se foi a 66ª publicação (não tente ler este número por extenso). O CouL este ano está a todo vapor! E chegamos, juntos, ao registro 67 ("patinete?"). Mais dois, e teremos o tópico especial: MEIA NOVE!
Falando em conta e números.. deixo a pegadinha da semana:
- Qual o resultado da soma KIA+Mussum?
A resposta será publicada aqui até quarta-feira, caso ninguém acerte. Mas duvido que isso vá tão longe assim, está fácil demais.. E, caso acerte, "o(a) grande pegador(a)" ganhará um brinde muito CouL por mail.
Vamos lá, pesquise, pense e poste sua resposta aqui o quanto antes.. Somente uma única resposta por pessoa!
.
domingo, maio 10, 2009
American idiot
Vou fazer uma pergunta que provavelmente já sabemos a resposta, mas por que os americanos têm sempre que colocar os mexicanos como subordinados em seus filmes?
Sei que isto acontece na vida real, pois muitos mexicanos deixam seu querido país natal (com a tal da "gripe suína" então, deve estar mais complicado ainda) para tentar uma vida "menos cão" nos EUA. Para tal, acabam se sujeitando a subempregos e condições hostis muitas vezes.
No entanto, será que isso deve ser explicitado clara e constantemente nas telas? Para que essa necessidade de auto-afirmação e imposição de superioridade? Já não basta toda a exploração exercida na vida real?
Mexicanos merecem papéis melhores que empregados, jardineiros, ajudantes, babás, traficantes ou clandestinos.
.
quarta-feira, maio 06, 2009
Camisa de botão
Uma coisa legal que não entendo, ou melhor, não costumo ver, ou melhor, não ouço ninguém falando (será que falariam disso?) é algo que sempre vejo em filmes americanos: aquela famosa "acordada com camisa de botão" (é assim que nós cariocas nos referimos às camisas sociais). Deixe-me explicar.
Já notou que em 99% das vezes que amantes (leia-se "aqueles que amam", em qualquer que seja o grau) dormem juntos, no dia seguinte, a bela acorda ainda mais sexy, levanta-se após o felizardo, e traja uma camisa social dele (de manga cumprida)?
Já notou que em 99% das vezes que amantes (leia-se "aqueles que amam", em qualquer que seja o grau) dormem juntos, no dia seguinte, a bela acorda ainda mais sexy, levanta-se após o felizardo, e traja uma camisa social dele (de manga cumprida)?
Isso também acontece na vida real?
O mais curioso é que, quase sempre, ele não estava usando uma camisa do tipo antes de deitarem.. Será que ele só tem isso no guarda-roupas ou que a roupa dela mesma foi-se durante a madrugada? Não me importo. Mesmo que só nos cinemas, é lindo ver. Quem concebeu a idéia original estava inspirado e sabia o que fazia.
.
segunda-feira, maio 04, 2009
domingo, maio 03, 2009
CouLpartilhando a 7ª Arte
Não deixe de conferir a lista de filmes mais CouL da web! Indicações atualizadas.
Na coluna à direita, mais abaixo.
.
Na coluna à direita, mais abaixo.
.
sábado, maio 02, 2009
Pluralidade
Num Dia do Trabalhador marcado por manifestações, em todo o mundo, por mais empregos e melhores condições, nosso presidente molusco estava celebrando o início da exploração do Campo de Tupi na Bacia de Santos. E fechou seu discurso com mais uma célebre frase: "Petrobrás, vocês são os cara."
Em tempos de livre roubalheira, e calhordagem aérea impune, nosso instruído líder máximo deveria ter uma conversinha amistosa com o comentarista Luiz Carlos Prates. Iam sobrar Ss ("ésses"), de Sangue.
.
sexta-feira, maio 01, 2009
Um pouco de nostalgia
Motivado pela lembrança dos bons tempos de MTV, quando ainda não havia VJs estranhos e corcundas ou de cabelo pink, postarei aqui algumas vinhetas que marcaram época. Ah.. as boas e velhas vinhetas psicodélicas e non-sense!
Mas isso é coisa de tempos onde os clipes não precisavam estar dentro de programas para tocar. Alguém lá dava o play e o clipe tocava aqui. Prático. E não tinha ninguém enchendo você de baboseiras no meio tempo. No entanto, depois até vieram alguns programas muito bons, como o "Teleguiado" do Cazé, o "Disk Mtv" com a Sabrina ou os "Piores Clipes do Mundo", com o Mion. Mas, passada essa época áurea, todos caíram no buraco. Programas e apresentadores.
Dos queridos idiotas Beavis & Butt-Head sobraram os tupiniquins do Hermes e Renato, que também já foram excelentes. Já foram. Agora o canal só exibe o que estiver na moda, fica ali pelo tradicional jabá. Personalidade zero.
Funciona assim: Art Popular está em destaque? Faça-se o acústico. Felipe Dylon está quebrando coraçõezinhos adolescentes por aí? Ponha um novo clipe do garoto no ar. NX Zero está fazendo os sentimentais "emos" derramarem lágrimas com suas sonoras melodias? Então gravem o clipe de uma menininha rebelde que odeia tudo e todos e foge de casa com o skate embaixo do pé e a câmera amiga nas mãos, e a gente toca!
Mas, para registrar que já houve um tempo fértil nessa emissora, deixo aqui 3 belas vinhetas das quais eu gostava muito. Duas, por acaso, passam-se na Índia, um país remoto e nunca citado pela Globo até então. Quem já foi antenado na MTV logo se lembrará, e ficará saudoso desse período de ouro. Ela era criativa, original e ousada na medida, sem ser ridícula.
.
Assinar:
Postagens (Atom)