quarta-feira, abril 02, 2008

Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo

Muita gente já virou pra mim, várias vezes, e me pediu um cigarro. Ou uma seda. Ou ainda quiseram me vender coisas do gênero. Depois de tantos anos, já até me acostumei. Deve ser a minha cara. O fato é: nunca nem aproximei um cigarro da boca.

Mas não sou tão "careta" assim, como são taxadas as pessoas que nada fumam ou bebem.. Curto lá uma cachacinha de vez em quando, e por que não tequila e caipirinha também? Chopp, só bem gelado e esporadicamente. Quem não bebe, não fuma ou não tem sequer um hábito não necessariamente saudável não é confiável.

Sei que agora, por ser taxativo, estou correndo o risco de ser taxado como radical, ou pior, maluco. Mas, pense bem. Uma pessoa que nunca experimentou qualquer tipo de substância que não seja sinônimo de saúde e bem estar ou que a tire de seu estado 100% normal (que às vezes já nem é tão normal assim), tem medo daquilo que pode encontrar no espelho. Se ela não confia em si mesma, como é que, eu, então, vou botar fé?

Não estou aqui, de forma alguma, querendo incentivar as pessoas a usarem qualquer tipo de substância nociva ou alucinógena. Só acho auto-covardia alguém nunca dar a chance de sua consciência, raciocínio e atitudes alcançarem um outro nível de lucidez em algum momento.

Sabemos por consenso que o desconhecido sempre foi motivo de estranhamento ou desconfiança. E o receio de arriscar, e não saber o que encontrar, é o que faz as pessoas manterem-se longe daquilo sobre o qual não tem domínio.

Isso pode até parecer papo de bebum ou drogado, mas não é. Isso aqui é papo de cabeça aberta. Isso aqui é uma apologia ao não radicalismo. Isso é conversa de quem sabe que, sem flexibilidade, não se vai ao longe. Isso é história de quem acha que uma história não tem uma só versão, um ponto de vista único e singular.

Em suma, isso é discurso de quem já foi muitas vezes rotulado de algo que não é, mas que também não condena nem se envergonharia se fosse, pois vergonha é não ter coragem de se confrontar com o novo.

-
Mp3 da vez: Raul Seixas - Metamorfose Ambulante

3 comentários:

  1. "[...]que a tire de seu estado 100% normal (que às vezes já nem é tão normal assim) [...]"

    De tudo o q foi dito, com isso eu sou obrigada a concordar. Aliás, de tão verdade dá até meda! Rs.
    Fico imaginando o leke à base de tequila...
    Na, naaaaaaa... Cidão aloprado ao cubo, imagine??? hahahaha. Comédia.
    E dizem que houve um tempo em que eu tb era assim... éeeee, nostalgia total.

    Bju (bom Rio pra ti!)

    ResponderExcluir
  2. O bom eh ser como voce, maluco beleza, ser doidao mas careta, ser alegre mas sadio, sair da real mas sem jamais perder o rumo e nem a consciencia!!!
    Um beijo da sua mae que tanto o admira....

    ResponderExcluir
  3. "Eu prefiro ser uma metamorfose ambulante, do que ter aquela opinião formada sobre quase tudo"

    --> Perfeita definição à flexibilidade de mudar de idéias e pensamentos, afinal se não esta fazendo mal a ninguém que mal tem !
    Aliás pensamento são idéias e idéias não podem ser comedidas.

    ResponderExcluir

Vai ficar por baixo? Cutucaê!