segunda-feira, janeiro 28, 2013

Bem pra quem?

E as pessoas continuam divulgando e prestigiando trabalhos voluntários, seja para Copa, Olimpíadas, Copa das Confederações, Rio+20, etc.

Isso é a coisa mais ridícula que eu já vi. Voluntários se submetendo à testes de seleção, e concorrendo por 1 vaga, na esperança de trabalhar de graça. Tem que ter bom currículo, experiência e trabalhar duro, em atividades milionárias onde dinheiro não falta pra nada; onde há disputa de patrocinadores.

Enquanto isso os políticos, governantes e grandes organizadores ganham salários gordos, "ajuda-isso", "auxílio-aquilo", reajustam suas próprias remunerações e trabalham muito pouco. Não os vejo fazendo caridade pra nada nem movendo uma palha gratuitamente pra ninguém.

Mas ser voluntário é legal, é "cool", é 3º setor, é experiência, é estar na moda, é seguir tendência, é filantropia, é fazer o bem... né? Bem pra quem?

Ser voluntário (nesses casos) é ser explorado. É se subvalorizar. É dar mais dinheiro à quem não precisa. É compactuar com o sistema. É inversão de valores. É trabalhar por comida. É trabalhar pesado enquanto quem te "contratou" está vendo o jogo no ar-condicionado, e ganhando pra isso certamente. 

Quer ser voluntário? Vá pra África, vá participar de causas humanitárias, vá ajudar vítimas de enchentes ou terremotos. Eles precisam, e muito, do seu suor. Esse sim será gratificante, e não terá preço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai ficar por baixo? Cutucaê!