segunda-feira, setembro 01, 2008

RG

A perda do olfato traz, em parte, a perda da felicidade. Não é possível lembrar do cheiro da namorada de quando se conheceram, por exemplo. Não seria fácil identificá-la de olhos fechados e sem as mãos. Quando se perde o olfato, perde-se a referência, perde-se o traçado. Formigas embaralhadas.

Um cachorro solto no mundo. Um cachorro que não sabe por onde passou a matilha. Fica difícil saber o caminho a ser seguido. Simplesmente vai. Sem muitas lembranças.

Fica vetado sentir o cheio do mar, das batatas sendo fritas, do bolo saindo do forno, da fragrância que o sabonete deixa depois do banho, do colo da mãe, do pescoço da amiga, da terra molhada, da mulher da sua vida.

O cheio é experiência. Pra quem não sabe, o olfato é o sentido mais responsável pela ativação e estímulo da memória. Cada cheiro, uma coisa, um lugar, um momento, um sinal. Sem olfato, se está desprovido proteção, do correto discernimento do que fazer.

Não há como saber se o gás está vazando, se o lixo está fedendo, se a cidade está poluída, se é hora de tomar banho, se o ovo já apodreceu, se a torrada queimou, se o bebê sujou a fralda, se a piscina está com muito cloro, se tem catinga de cigarro na roupa e no cabelo, se o bafo de cerveja está invasivo.

Como será que o corpo supre essa falta de percepção? Como será que ele se adapta ao mundo inodoro? Será que algum outro sentido ficaria mais aguçado para servir de alerta? Como deve ser para o nariz não conseguir identificar o que os olhos vêem? Conflito no escuro.

A libído diminui. O que os olhos não vêem, o coração não sente - algum sábio observou. E o que o nariz não cheira, como será que fica o coração?

Todos os lugares parecem os mesmos. Muda um pouco a paisagem, o relevo, o clima, o idioma, as Construções e até as pessoas. Mas continua tudo igual. Porque nada mais tem sabor olfativo. Não é possível diferenciar sem ver as fotos. Chiqueiro, padaria, sebo; tanto faz.

Talvez, se pensarmos no mundo das desgraças, esse seja o sentido mais "descartável". O primeiro que alguém - se tivesse que - escolheria perder. Mas eu vou avisando: não é fácil ficar sem identidade.

-
Mp3 da vez: Zeca Baleiro - Bandeira

5 comentários:

  1. Pare e pense: Vc esta sem olfato. Isso é fato. E td que vc vê? E o que vc ouve entao? As coisas que vc come, prova os sabores do mundo velho! Qta blza vc enxerga, vc anda, se movimenta, passeia, tem tato, tem trato, nao fique triste por nao ter olfato.... Te amo!!!
    Um beijo, sua mãe,

    ResponderExcluir
  2. Amor da minha vida, você sabe que não me dou por vencida e tenho muita fé mesmo que este quadro irá se reverter. De qualquer maneira, você tem todo o direito de ficar triste com essa situação, assim como todos que te amam e te querem bem. Você disse que a anosmia é, em parte, a perda da felicidade, o que é totalmente compreensível. Mas meu lindo, saiba que farei todo o possível para que você encontre, se não essa, outras formas de vivenciar o mundo que ainda temos por descobrir. E se te faltar força, lembre-se que estou ao seu lado para o que der e vier, te apoiando em qualquer situação. Te amo gatito mio!

    ResponderExcluir
  3. Quer ver o que é um olfato sinistro,capaz de materializar coisas ? Assista o filme "perfume,a história de um assasino".

    ResponderExcluir
  4. O que escrever para alguém que não sabe ler? O que falar pra alguém que não irá escutar? O que mostrar para alguém que não vai notar? E o que dizer para alguém que quero tão bem? Temos coisas maravilhosas na vida e as mais maravilhosas são as pessoas. Você pode não sentir o cheiro delas, assim como alguns não podem vê-las e outros não podem sentí-las, não esquecendo aqueles que não podem ouví-las. Mas, e aqueles que não podem amá-las? E os que não são amados? Você é um cara de sorte, de muita sorte! Tem pessoas em sua vida que você ama e que te amam. Fique triste!!! É preciso! É necessário! Já diria uma frase lida em algum lugar; "são os momentos difíceis que separam uma foto feliz da outra" e já diria uma outra; "Sei que tem dias que é difícil você olhar no espelho e dizer "vai lá campeão, pegue eles"." Então, meu nobre amigo, se entristeça, para aproveitar a alegria com intensidade quando ela voltar. Estarei à sua disposição para qualquer de seus momentos, tristes ou alegres, pois é assim que deviam ser as pessoas que gostam umas das outras. Um Grande Abraço! Medula

    ResponderExcluir
  5. PS. coloquei uma vírgula a mais depois do se entristeça.. foi mal heaueahuaehueah e desconsidere outros erros que encontrar, minha estilística talvez não seja a melhor, o que importa nesse caso é a mensagem, espero! Abraço pia!
    Medula

    ResponderExcluir

Vai ficar por baixo? Cutucaê!