sexta-feira, janeiro 27, 2012

quarta-feira, janeiro 25, 2012

Bicho da Maçã

A Foxconn é uma potência no mercado de tecnologia. Eles empregam um milhão de funcionários e montam produtos de empresas famosas, como Apple, Sony e Nokia. Estima-se que 40% de todos os equipamentos eletrônicos (gadgets) utilizados no mundo saíram das fábricas da Foxconn. Mas por trás deste sucesso empresarial, há um lado sombrio. Os funcionários da Foxconn são submetidos a péssimas condições de trabalho, incluindo carga horária excessiva e baixos salários, e alguns deles por não suportarem mais as humilhações tiraram a própria vida.

Na semana passada, inclusive, houve uma ameaça de suicídio coletivo, que terminou sem consequências graves após negociações com a direção da empresa. Esta semana veio à tona mais um episódio que corrobora a falta de comprometimento e respeito da Foxconn com seus funcionários. O presidente da companhia, Terry Gou, disse o seguinte durante uma reunião com gerentes da empresa: "A Foxconn tem uma força de trabalho de mais de 1 milhão de pessoas em todo o mundo. Seres humanos também são animais, e gerenciar 1 milhão de animais me dá dor de cabeça".

A empresa emitiu uma nota à imprensa pedindo desculpas e argumentou que as observações de Gou foram tiradas do contexto pela mídia.

Mais informações: http://goo.gl/PLi4Y