segunda-feira, agosto 12, 2013

4000 km depois..


Mais de 4000 mil kms depois, muita coisa vem à cabeça. Muita coisa passou pela cabeça, e pelos olhos. Muitas estradas, muitos visuais, muitos horizontes, muita alegria, muita história e muito boa companhia.

Foram 19 dias em duas rodas. Mas rodando em estradas, efetivamente, foram apenas 5 dias longos - o que daria uma média de mais de 800 km/dia! O restante foram tiros curtos ou deslocamentos dentro das cidades. Eu, Dino e La Maquina cruzamos 5 estados (RJ, MG, GO, SP, PR) e o Distrito Federal.

2 grandes eventos aconteceram nesse meio tempo: o 10º Motocapital (DF) - o motivo da empreitada, e o maior da América Latina - e o 14º Paranaguá Motos (PR). Sem contar, claro, o aniversário da minha querida e estimada mãe, Fatima!

Ontem, findou-se a última parte: 800 kms, de Curitiba ao Rio, numa viagem solo de 12h. A moto não pestanejou em momento algum e me trouxe em segurança ao lar novamente, com muito orgulho e braveza. São Guidão e a Padroeira acompanharam nossos corações o tempo todo lá de cima. 

Vimos estradas ruins, buracos negros nos asfaltos, pedágios abusivos, radares inacreditáveis (em quantidade e em velocidade máxima), kms e mais kms sem uma viva alma ou 1 posto de combustível, protestos, acidentes (até morte!), obras, engarrafamentos homéricos, motoristas abusados e inconsequentes.

Mas vimos e sentimos tb solidariedade, sorte, coragem, habilidade, disposição, amizade, companheirismo, espírito aventureiro, bom-humor, carinho, paciência e presteza. E, claro, muita diversão.

Agora, chego à terra natal de alma lavada e sentindo que vale a pena explorar meu país, mesmo com tantos problemas que vimos pelo caminho. Vale a companhia dos amigos, o caminho que percorremos com eles, as ajudas que recebemos e os auxílios que prestamos.

Não sou mais o mesmo, e estou feliz da vida. Uma noite de sono e comecei a rotina novamente, mas sem lembrar do frio que passei e das dores que senti. Lembro só do calor, do vento na cara e das infinitas retas. Cavalo que corre por gosto, não cansa.