terça-feira, junho 30, 2009

Meras rosquinhas

Depois de ontem, ficou claro mais uma vez que estúdio e cd são uma coisa, show e música ao vivo são outra.

Após ser largamente anunciado pelo Multishow, e ansiosamente aguardado por mim, ontem foi exibido no canal o show da banda inglesa The Kooks, que aconteceu há uma semana em SP. E posso dizer que minha expectativa virou decepção.

Conheci a banda, primeiramente, por mp3. Ouvi e gostei bastante. Logo em seguida, senti vontade de ouvir mais. Em casa, no carro, no ipod.. The Kooks era diferente, alto astral e sempre caia bem. Na sequência, fiquei curioso para saber como eram os figurões, e tratei de ir até o Youtube pesquisar pelos clipes. Veio a idéia: pra que ver só online no computador se podia também baixar os vídeos? Clipes no hd, um dvd é gravado. E tenho, pela primeira vez, "os biscoitos" na mão, para ver, ouvir e degustar a qualquer momento.

Mas "alegria de pobre dura pouco". E ontem à noite mesmo, antes da performance, pude assistir na página do Multishow à entrevista com a banda no Brasil. Ali, pelas respostas distantes do vocalista Luke Pritchard, e pelas pequenas inserções do show que estava por vir, já começara a suspeitar que os garotos não eram assim tão carismáticos ou talentosos quanto pareciam pelos cds e clipes.

E a impressão foi confirmada. Às 22h30, com o início da exibição da gravação feita na Via Funchal, ficou claro o quanto pesa ter voz além das paredes acústicas de um estúdio. Luke, até nas músicas mais calmas, não parava de "quicar" no palco e parecia ter dificuldade em cantar no microfone, já que suas palavras saiam falhas e pela metade. Até quando falava com o público, seu inglês era truncado, e sua expressão facial deixava claro que seus pensamentos estavam longe daquele palco..

Uma pena! Primeira vinda ao Brasil, apenas dois (bons) cds lançados e - contrariando a resenha do Terra - uma fraca presença de palco. Pareciam estar tocando descompromissados numa festinha para amigos, e não para fãs calorosos e famintos por boa música, que queriam mais que biscoitos fabricados sem sal.
.

domingo, junho 28, 2009

Montagem alto nível

Diferente do contraditório comercial no novo Ford Fusion, esse anúncio do Wolks Tiguan, da AlmapBBDO, ficou espetacular do começo ao fim. A idéia foi ótima, os cenários e tomadas do(s) carro(s), excelentes, e edição perfeita.

- Destaque para a parte do espirro (em plena época de gripe suína, hehe)!


.

Sim, NÓS podemos!

Brasil campeão da Copa das Confederações 2009

Após uma virada excepcional para 3 a 2 sobre os Estados Unidos (não podia ser melhor!! =), no 2º tempo o Brasil surpreende sob o comando de Dunga e leva o troféu pra casa. Faturou ainda os títulos de seleção "Jogo Limpo" (fairplay), Chuteira de Ouro (Luís Fabiano, com 5 gols, e ainda 2º melhor jogador da competição) e Melhor Jogador (Kaká). Parabéns!

Mas, pra 2010, será que dava pra tirar as cornetas dos sul-africanos?
.

Senso do ridículo

Quem já teve a infelicidade de ligar sua televisão na Globo nas tarde de domingo, deve ter notado os graciosos trajes de Faustão ultimamente. Confesso que ainda não captei exatamente qual é a nova proposta da produção fazendo o gorducho falante usar camisas Polo Ralph Lauren com cavalos de Itú.

Mas, calma, nem sempre é assim. Eles também diversificam seu figurino com camisetas mais descoladas, com outras estampas gigantes e modernas, na tentativa de rejuvenescer o apresentador em 30 anos.

Fica o meu incentivo nessa nova fase:
- Pessoal, vocês estão quase conseguindo! Vocês têm ousadia e vêm se superando.. Não parem de tentar, porque do lado de cá está bem divertido ver o ego do Faustão sufocando dentro dessas vestes justinhas e "super pra frentex"! (o que será que ele está usando fora do ar agora, camisas florais?)
.

sábado, junho 27, 2009

Último dia da expo Pela Europa Sem Tripé - Momentos


É tanta coisa necessária para se realizar uma exposição: idealização do projeto, tratamento das imagens, orçamentos, revelações, preparação dos quadros, laminações, busca de local para expor, telefonemas, pagamentos, envio de releases para os meios de comunicação, convites, divulgação, preparo do espaço, preparo da vernisage, inaguração (e outras tantas etapas puladas!)..!

E VALE A PENA!

Pessoal, esse mês passou voando, sem exagero. A exposição vai muito bem, com muitos elogios, muitas visitas e bastante divulgação. É gratificante demais. Quem acompanhou meu álbum do orkut e flickr, pôde ver que, felizmente, consegui bastante espaço em sites, jornais e rádio; isso só contribuiu para levar meu trabalho a um número ainda maior de pessoas. E é só o começo!

Gostaria de convidar meus leitores de Curitiba, já quase na prorrogação, para aproveitarem este último dia da expo para irem conhecer de perto esse projeto, desenvolvido desde o ano passado com muito suor. Sempre é tempo! A preparação para a mostra foi longa, mas a exibição de 1 mês passou rápida que só. E o último dia já está aí, hoje.

Eu e minhas fotos estaremos no Artha Moda e Gastronomia (R. Mateus Leme 2823 - São Lourenço) até o último cliente de hoje. Quem já foi, pode ir mais uma vez, e também levar alguém para conhecer pessoalmente o bistrô e as fotografias. Quem não foi, corre já pra lá!

Pra finalizar, meu MUITO OBRIGADO a todos que, direta ou indiretamente, participaram desse momento. Vocês são fundamentais.
.

quinta-feira, junho 25, 2009

27 minutos de silêncio

Estranho? Bizarro? Sensacional? Revolucionário? Negro? Branco?

Michael Jackson é (era) tudo isso e um pouco mais. Uma mistura extremamente heterogênea de muitos elementos. E, agora, tudo isso se foi infelizmente.

Como se não bastasse, há alguns anos, outro grande ídolo meu (e dele!), o Rei do Funk James Brown, ter nos deixado, o exímio cantor dançarino - criador do Moonwalker - morre subitamente hoje após uma parada cardíaca.

Com parcerias históricas com ícones como Paul McCartney, Slash e nosso Olodum, Michael, às vésperas da sua nova e última turnê por Londres, (não) despede-se de nós deixando histórias suspeitas e escândalos sinistros, clipes fantásticos, e Thriller - o incrível álbum mais vendido da história, depois de 27 anos do seu lançamento!

- Que descanse em paz ao lado de Lennon, Harrison e Brown.
.

domingo, junho 14, 2009

Mundo Livre

Quem é de Curitiba ou mora por aqui, feito eu, talvez já tenha visto este anúncio (ou algum da série). Trata-se da campanha de lançamento da rádio Mundo Livre (93,9 FM), há pouco mais de 1 ano. Nesta época, durante um curto período, o anúncio foi exibido, em algumas diferentes versões, na programação da Globo local.

Como sei que muita gente acabou não assistindo, deixo a "reprise" arquivada aqui. Quem conhece um pouco da cidade, de música ou dos 2, vai imediatamente fazer as ligações. Foi uma bela idéia que misturou, com muita criatividade metalinguística, placas de ruas, lugares e elementos da cidade com o cenário sonoro.

Além de ouvinte, sou fã da rádio (e, quem sabe, funcionário um dia!) e recordo-me que achei de muito bom gosto este lançamento. Foi simpatia e identificação desde o princípio. Afinal, tem-se que valorizar quando, num mesmo dial, é possível ouvir constantemente Alice in Chains e ainda bandas francesas.

Cada uma das animações criadas interagia com montagens feitas a partir de diferentes pontos de Curitiba e de diversos expoentes musicais (nacionais e internacionais). Pena que veicularam por tão pouco tempo e que eu só tenha achado 1 única versão para compartilhar aqui. Mas creio que com essa já será possível pegar a idéia (nem que seja pausando e assistindo várias vezes - recomendo).


.

Conquista suada

Após um breve intervalo, cá estou eu de novo!

Realmente percebo que expor "coisas" dá trabalho - seja lá o que estiver sendo exposto. No meu caso, fotos. Mas que dá trabalho, de qualquer forma, dá. E digo: vale a pena cada um dos pequenos e grandes esforços realizados para isso!

Quero agradecer todos que já compareceram a minha exposição e foram prestigiar o projeto Pela Europa Sem Tripé - Momentos. É muito, muito gratificante receber o incentivo, o apoio, as perguntas, os questionamentos e as sugestões daqueles que dedicaram seu tempo para ir conhecer pessoalmente um pouco do meu trabalho (e das minhas histórias).

Quem não foi ainda, não espere muito mais! Simplesmente vá, porque dia 27 se aproxima. E não deixe de assinar o livro de presenças.. =)
.

terça-feira, junho 02, 2009

Exposição: Pela Europa Sem Tripé - Momentos

Queridos leitores, seguidores, comentaristas, simpatizantes, visitantes, amigos, é com grande prazer que venho compartilhar com vocês o início da concretização de mais uma etapa! Trata-se da continuidade do projeto Pela Europa Sem Tripé, que muitos de vocês já conheceram através da sequência audiofotográfica de mesmo nome (se não conhecem, sempre é tempo!).

A partir do sábado próximo, 06/06, 10 das fotos que compõem o projeto estarão expostas na capital paranaense em telas 40x60cm, no Artha Moda e Gastronomia. Convido todos vocês que moram aqui (ou que visitarão a cidade no mês de junho) a conhecerem pessoalmente meu trabalho e um pouco mais da história original existente em cada clique revelado. Fará parte ainda da exposição o inédito panorama do grandioso Coliseu, produzido a partir de 28 fotos sequenciais e com mais de 1,5m de comprimento.

Agradecimentos especiais ao Sr. Manoel, da Ticcolor, que apoiou a idéia desta exposição desde o princípio, ao amigo Bruno Real, que fez o belo convite abaixo e aos meus pais, que sempre me dão uma mão - ou várias - em tudo que podem.


Convite